quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Maionese e Café





Recebi este email e achei muito interessante:

Maionese e Café

Quando parece que há coisas demais na vida para você cuidar, quando as 24 horas de um dia não são suficientes, lembre-se do pote de maionese e das duas xícaras de café...

Um professor começou a aula para a sua classe de filosofia com uma série de objetos à sua frente. Sem dizer uma palavra, pegou um enorme pote de maionese vazio e passou a enchê-lo com bolas de golfe. Quando terminou, perguntou aos seus alunos se o pote estava cheio. Eles concordaram que estava. O professor pegou então uma caixa contendo cascalho e derramou seu conteúdo dentro do pote. Ele chacoalhou levemente o pote e o cascalho se espalhou pelos espaços abertos entre as bolas de golfe. Ele perguntou novamente aos alunos se o pote estava cheio. Eles responderam que sim.

O professor pegou então uma caixa cheia de areia e a derramou dentro do pote. Obviamente, a areia preencheu todo o espaço restante. Ele perguntou mais uma vez se o pote estava cheio. Os alunos responderam com um “SIM” unânime.

O professor alcançou então duas xícaras de café que estavam sob a mesa e derramou todo seu conteúdo no pote, preenchendo efetivamente os espaços restantes entre os grãos de areia. Os estudantes riram.

“ Agora”, disse o professor, enquanto duravam as risadas. “Quero que vocês imaginem que este pote representa a sua vida”.

“ As bolas de golfe são as coisas importantes – seu Deus, sua família, seus filhos, sua saúde, seus amigos e suas paixões favoritas – coisas que preencheriam a sua vida, mesmo que todo o resto se perdesse”.

“ O cascalho representa as outras coisas que têm valor como seu trabalho, sua casa, seu carro”.
“ A areia é todo o resto, as coisas pequenas”.

“ Se você coloca a areia no pote primeiro” continuou, “não há espaço para o cascalho ou para as bolas de golfe. A mesma coisa acontece com a vida. Se você gasta todo seu tempo e sua energia com coisas pequenas, nunca haverá espaço para as coisas que são importantes para você”.

“ Dê atenção às coisas que são críticas para a sua felicidade. Brinque com seus filhos. Tome o tempo de fazer check-ups médicos. Leve sua parceira ou parceiro para jantar. Jogue outros 18 buracos de golfe. Sempre haverá tempo para arrumar a casa e consertar as coisas quebradas”.

“ Cuide primeiro das bolas de golfe – as coisas que realmente importam. Defina suas prioridades. O resto é só areia”.

Uma das alunas levantou a mão e perguntou o quê o café representava. O professor sorriu. “Fico feliz que você tenha perguntado. O café só significa que, não importa quão cheio sua vida possa parecer, sempre há tempo para uma xícara de café com um amigo”.

Vamos tomar um cafezinho?
Fiquem na doce paz de Jesus!
Fabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos vigiaram.

Eles vem daqui ó...